Ao disponibilizar relatórios de emissão de poluentes, Cargolift atua diretamente junto aos clientes para contribuição com a diminuição do impacto ambiental nas estradas
Promover um transporte sustentável e responsável e reduzir os índices de emissão de poluentes na atmosfera são alguns dos grandes desafios do ramo de transportes nas últimas décadas. Como construir uma cadeia de suprimentos rápida e eficaz sem agredir o meio ambiente?
Esta vem sendo uma das preocupações da Cargolift há alguns anos e foi pautada nessa agenda que a empresa, reconhecida pelo pioneirismo e pela responsabilidade para com a comunidade, desenvolveu e aplicou recentemente o programa Eco Cargolift. Com o objetivo de envolver diretamente seus clientes nestes objetivos, a empresa.
Na verdade o EcoCargolift foi uma demanda de inovação tecnológica em que a Cargolift deafiou o TI.
O EcoCargolift é um relatório, disponível a todos os clientes através do nosso site com informações em tempo real do sobre a geração de CO2 e partículas na atmosfera. Essa informações são coletadas em tempo real em nossos sistemas de BackOffice e de rastreamento dos caminhões gerando um relatório “vivo” dessa poluição gerada pela operação de cada cliente:
Segue um exemplo da tela:
Uma pesquisa realizada pela escola de negócios Fundação Dom Cabral,de Minas Gerais, revelou que 78% das empresas afirmam terem preocupação com a sustentabilidade nos negócios, mas que apenas 36% delas têm planos e ações concretas neste sentido. Com uma consciência ambiental que já vem sendo desenvolvida por meio de aquisição de veículos menos poluentes, a Cargolift agora lança um inovador programa de sustentabilidade, o Eco Cargolift, para garantir que não faz parte desse número que não tira as ações do papel.
Com planejamento e uma série de análises iniciadas em 2008, o Eco Cargolift é uma ação que visa não apenas reduzir o impacto ambiental gerado pela empresa em si, mas envolver também os clientes nesse círculo. “É um programa gerenciado por software ligado ao nosso sistema operacional que, integrado com a tecnologia de
rastreabilidade dos mais de 500 caminhões com os quais operamos, é capaz de mensurar quanto nossas operações poluem para cada cliente e/ou contrato que atendemos”, explica do diretor presidente da Cargolift, Markenson Marques.
A partir dessa avaliação da capacidade poluente de cada operação, feita com o desenvolvimento de métricas próprias de medição, a empresa pode propor ações práticas para incentivar a redução de gás carbônico. Para reduzir o impacto, uma das ações é a priorização de caminhões mais novos e menos poluentes, principalmente aqueles com motores tecnologia Euro5, ou seja com o diesel S10 e Arla32. “Vale destacar que “10” representa 10 partículas por milhão. O diesel que a maioria dos caminhões utiliza no Brasil é o S500”, detalha o empresário. Além disso, segundo ele, o Eco Cargolift favorecerá a aplicação de maior peso e metro cúbico por carga consolidada, trabalhando com inteligência em software de roteirização para chegar ao destino com o menor percurso possível nas cargas itinerantes – o chamado Milk-Run. “Por fim, outra ação será a utilização de menor peso de tara nos equipamentos, inclusive com adesão de veículos com suspensão a ar”, completa.
Serviço:
Cargolift
Rua Arthur Martins Franco, 880 – Cidade Industrial
Curitiba, Paraná – Brasil
Fone: +55 (41) 2106.0700
Assessoria de comunicação:
LFCOM Assessoria em Comunicação
Luciane Belin | Laura Fagundes Ramalho