ANTT implanta novos 55 pontos de identificação veicular

A Cargolift garante a regularidade e segurança das suas frotas e motoristas, promovendo a segurança e controle de transporte e armazenamento. Além disso, possuímos programas próprios que reforçam a missão de ser a número 1 em soluções tecnológicas e nível de serviço. Por isso, ficamos satisfeitos em saber que a Agência Nacional de Transportes Terrestres implantou 55 pontos de identificação por meio de rádio frequência de chip acoplado aos veículos de transporte de cargas do País, o que garante estradas mais seguras para você e todos os nossos colaboradores.

Atualmente são 44 pontos em funcionamento. Em agosto, a Agência implantou mais oito pontos e em setembro  mais três.

Os pontos de identificação funcionam 24h e fazem parte do programa Canal Verde Brasil e tem como objetivo acompanhar e mapear os fluxos de transporte nos corredores logísticos, armazenar os dados e ter o controle das mercadorias transportadas no Brasil.

A fiscalização e o fluxo de transportes são monitorados ininterruptamente e a geração de dados estatísticos é realizada por meio da captura ótica de caracteres da placa do veículo, conhecida como OCR (Optical Character Recognitions), combinado com formas de identificação de veículo, em especial da leitura por meio de rádio frequência de chip acoplado.
A plataforma também fomenta as informações para o planejamento logístico nacional, com o fornecimento de indicadores econômicos e financeiros, permitindo a integração da base de dados de agências de governo.

O objetivo é que a plataforma, com o tempo, consolide o Operador Econômico Autorizado (OEA) no País. O OEA tem o propósito de controlar os fluxos de exportação e importação e servirá para tornar o Brasil mais competitivo no mercado internacional.
Além disso, com o Canal Verde Brasil também está instituindo uma política de certificação de qualidade aos transportadores que assegurem operações mais eficientes e com maior qualidade na prestação de serviços, evitando interrupções nas viagens e reduzindo o Custo Brasil.

Fique atento ao escolher empresas atuantes do mercado logístico, certifique-se de que a organização não possui irregularidades e esteja dentro das normas de fiscalização.