Notícias

LINHA DO TEMPO – CARGOLIFT

Twitter
Facebook
WhatsApp
Pinterest
LinkedIn

1998 – Sertão da Bahia

 

Antes mesmo da fundação do Instituto Cargolift, a solidariedade e o cuidado com o próximo já estava em andamento na empresa e na família Marques. Está no DNA!

Em 1996, nasceu a Associação Missionária Evangélica Mensageiros da Paz (AMEMP), também chamada de Sertão da Bahia. O projeto começou quando Manoel Marques dos Santos, pai do presidente da Cargolift, Markenson, visitou sua cidade natal, Caldas de Cipó, na região do sertão da Bahia, para iniciar um trabalho de evangelização no local.

Em 1998, houve a inauguração da primeira igreja construída com recursos do projeto. Nessa época, Markenson já ajudava o projeto como Cargolift, mas esse apoio foi evoluindo com a fundação do instituto, em 2003.

Desde então até o início de 2018, já foram construídas e inauguradas 25 igrejas, sempre em zonas rurais, que são atualmente mantidas por missionários inseridos nas comunidades para continuar o processo de evangelização em cidades como Cipó, Nova Souri, Empenho do Amparo e Tucano.

 

2003 – Fundação Cargolift

 

Nasce a realização de um sonho de Markenson Marques e Cláudia Anile dos Santos. Por meio do Instituto Cargolift, ambos dão vida ao antigo desejo de devolver à sociedade parte das bênçãos que recebem com a Cargolift.

 

2003 – Projeto CEIFAR

 

Juntamente com o Instituto, nasceu também seu primeiro e mais impactante projeto: o Projeto CEIFAR. Dar a pessoas com dependência química a oportunidade de uma segunda chance, de reconstruírem suas vidas com todo o suporte e apoio de profissionais capacitados, e oferecer acompanhamento espiritual e psicológico às famílias dos alunos é o objetivo deste programa.

 

Em setembro de 2003, depois de cinco meses de preparação, foi inaugurada a sede do Projeto Ceifar na cidade de Campo Largo, que oferece uma estrutura completa para acompanhamento dos alunos. Os primeiros internamentos foram realizados em outubro do mesmo ano.

 

2005 – Rede Super

 

O Instituto patrocina a Rede Super (TV e Rádio) desde 2005 com o objetivo de levar o evangelho a um público cada vez maior.

 

Rede Super de Televisão pode ser sintonizada na Grande Curitiba pelo canal 31.1 UHF. A emissora também pode ser assistida pelo canal 331 da Vivo TV. Criada em 2000, em Belo Horizonte, a Rede Super apresenta conteúdo cristão de qualidade para todos os públicos.

 

Integram a programação atrações como De Tudo um Pouco; Sempre Feliz, para as Mulheres; Alerta Geral, sobre negócios e política; Tio Uli e seus Bonecos, para as crianças; Balaio e Nunca é Tarde, para a Juventude, entre outros. A TV é administrada pela Igreja Batista da Lagoinha e produz conteúdos baseados nos valores bíblicos, entendendo que a televisão é uma poderosa ferramenta para falar de Cristo.

 

Em Curitiba, a Rede Super de Televisão é gerenciada pela Primeira Igreja Batista de Curitiba e produz os programas Dia a Dia com Deus, Boa Tarde Doutor, Escola de Líderes e Super Notícias. Em 2018, a TV ganhará novos programas, aguarde!

 

2008 – Projeto Vida

 

Iniciativa voltada para a cidade de Dondo, localizada na província de Sofala, em Moçambique, na África, o projeto Vida é coordenado pela missionária Noemia Cessito e seu marido Jerônimo.

 

O objetivo é ajudar jovens e adolescentes por meio de acampamentos, passeios e reuniões, onde possam influenciar positivamente a vida desse público. O casal criou o Programa do Vangana Va Jesu, cujo significado é Amigos de Jesus, na intenção de evangelizar e discipular esses meninos e meninas para que não se percam, para que tenham esperança em Jesus.

 

A Vida do jovem em Dondo é difícil, muitos optam pela prostituição, para conseguirem estudar e dar uma vida melhor a sua família. Uma grande maioria são órfãos ou vêm de famílias desequilibradas, envolvidas com o curanderismo, bebidas, poligamia e outras iniquidades, mas para honra e glória de Jesus, desde 2008 o projeto já impactou dezenas de crianças e adolescentes levando esperança a todas.

 

O projeto ajuda também mulheres mamães com alimentos e leites para seus bebês.

Em 2015 o Instituto Cargolift doou um ônibus para fazer o transporte até a escola e o trajeto de volta para casa, que vinha sendo realizado por veículos antigos e já bastante deteriorados. A doação beneficiou cerca de mil crianças de até 13 anos, que um dia por semana reúnem-se em uma localidade para fazer também o estudo bíblico.

 

2012 – Espaço Vida e Música

 

Entre os anos de 2012 a 2017, o Instituto Cargolift apoiou o Espaço Vida & Música, um projeto ligado à Primeira Igreja Batista de Curitiba, que visa proporcionar a crianças de comunidades periféricas conhecimento e habilidade musical.

 

Além de estudar sobre teoria musical, as crianças matriculadas no projeto também aprendem a tocar instrumentos e se apresentam em eventos promovidos pelo Vida e Música, além de proporcionar o mais importante, acompanhamento de capelania com cada criança, a fim de restaurar a base familiar.

 

Atualmente, o projeto continua existindo, caminhando sozinho com o apoio da PIB e de uma grande equipe de voluntários.

 

2012 – Unidade feminina do projeto CEIFAR

 

Em setembro de 2012, o Instituto lançou uma unidade feminina para o Projeto CEIFAR, que funcionou até dezembro 2015, quando o projeto voltou a focar suas atenções para o atendimento dos alunos homens.

 

Neste período de pouco mais de três anos, 85 mulheres passaram pelo Projeto Ceifar, sendo que, destas, 25 delas se formaram no programa.

 

2015 – Ação entre Amigos

 

Diante de uma situação difícil para um dos funcionários da Cargolift, a empresa tomou a iniciativa de incentivar uma Ação Entre Amigos, que se tornou algo recorrente e passou a integrar o Instituto Cargolift.

 

Quando um dos funcionários da empresa para por momentos desafiadores – como uma doença na família, a necessidade de adquirir equipamentos como uma cadeira de rodas ou a de ajudar pessoas que são vítimas de enchentes ou incêndios, por exemplo – a empresa lança uma campanha de crowdfunding para ajudar. Diante do valor arrecadado entre os funcionários, a empresa compromete-se em dobrar a quantia para transformar a situação em uma história de superação.

 

 

2016 – Projeto Novos Sonhos

 

Em 2016, a Escola DOM criou Projeto Novos Sonhos, que o Instituto Cargolift passou a apoiar imediatamente. Essa iniciativa visa oferecer um caminho alternativo, com preparo físico, espiritual, emocional e profissional, a meninas com idades entre 6 e 12 anos por meio da dança.

 

Escola DOM em 2016. Este projeto tem como alvo meninas entre 06 a 12 anos, do bairro do Parolin, de Curitiba, que passam por situações familiares delicadas e que, através da dança podem enxergar novos sonhos e construir novas histórias de vida. Nosso desejo é que a bailarina seja a porta de entrada para a mudança da realidade em casa, em seu bairro, em sua cidade e no mundo.

 

2018 – Projetos variados

 

Além dos projetos Novos Sonhos, Ceifar e Vida, o Instituto Cargolift também contribui com o AD Rocha Eterna, entre outras ações sazonais que solicitam o apoio da empresa, cujo propósito continua sendo sempre ajudar o próximo!

 

A Cargolift segue firme no propósito de contribuir com a sociedade e, seguindo o princípio do dízimo, 10% do lucro líquido da empresa é destinado aos projetos do Instituto Cargolift.