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Com forte investimento em tecnologia e sustentabilidade, a empresa Cargolift Logística deve fechar ano com crescimento de 22%

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Transportadora curitibana também prevê aumento de 28% no faturamento para o próximo ano.

A Cargolift Logística, criada há 28 anos, celebrou neste mês a CargoFest com seus colaboradores e parceiros para comemorar mais um ano de crescimento e conquistas. A evolução da receita em relação ao ano anterior deve chegar aos 22% com faturamento de R$ 344 milhões, um resultado positivo devido principalmente ao forte investimento em tecnologia com sua plataforma digital colaborativa e à diversificação da atuação com a estratégia de concentrar suas operações nas regiões Sul, Sudeste e fluxo de conexão com o Nordeste para proporcionar sinergias operacionais e com isso menor custo por otimização de ativos. 

Neste segundo semestre de 2023, comparado com igual período do ano anterior, o crescimento da receita aponta para 27%, o que demonstra o ritmo da empresa com novos contratos prospectos.

A tecnologia aliada a sustentabilidade é que faz a diferença! 

Essa visão inovadora da empresa, segundo o diretor financeiro da Cargolift, Rafael Mansur, destaca-a das demais no saturado ramo de transporte. “No Brasil para operar no transporte rodoviário basta ter um caminhão arrendado e por isso qualquer empresa pode fazer. É quase como uma commodity. Nós crescemos continuamente por conta dos investimentos em tecnologia, na racionalização de  custos operacionais e na sustentabilidade, na criação de produtos inovadores e modelo de gestão focado em ‘Lean Logistics’ junto aos clientes e na garantia de competitividade e segurança, como o título de OEA (certificado de Operador Econômico Autorizado pela Receita Federal). Além disso, fazemos investimentos constantes em renovação de frota sustentável dentro do programa EcoCargolift, que mede as emissões de CO2 por contrato operado”. 

A Cargolift utiliza em suas operações uma plataforma colaborativa com inteligência artificial (I.A.), implementada em 2019 e já bem consolidada, atendendo 75% das quase 500 viagens diárias operadas pela empresa. A ferramenta é capaz de montar rotas otimizadas, convidar caminhões para atender as demandas, fazer o tracking, interagir com janelas de carga/descarga nos armazéns da operadora e ainda valorizar a meritocracia dos motoristas pela performance. Tudo isso ocorre sob o algoritmo que busca menor emissão de gases de efeito estufa.

“Nossa visão sempre foi de superar expectativas dos clientes e parceiros de negócios e, ao longo desses anos, temos conseguido fazer isso com sucesso. Quando comparo a performance da Cargolift com os principais concorrentes, principalmente aqueles que publicam seus resultados na Bovespa ou revistas especializadas, fico orgulhoso porque nosso foco é na remuneração do capital dos acionistas e neste quesito estamos entre os melhores do Brasil”,  comenta Markenson Marques, CEO da empresa. “Conseguimos isso em razão da estratégia correta visando sinergias operacionais e dos investimentos em tecnologia focada nos clientes, assim como pelo baixíssimo endividamento, o que protege nosso resultado quando ocorre elevação na taxa de juros.”

Veja os resultados deste ano e o que esperamos para o futuro da Cargolift!

A empresa chegará ao final de 2022 com 15% mais empregos diretos frente a um crescimento da receita no segundo semestre, de 27%. Como não ocorreu alteração na participação da frota própria nas operações, este indicador mostra que o Robô MatriX tem proporcionado aos colaboradores maior produtividade e eficiência operacional.

O quadro deverá fechar o ano de 2022 com 528 funcionários distribuídos em 13 filiais no Brasil, dentre elas quatro armazéns e/ou CDLCs – Centros de Distribuição Logística e Consolidador nas cidades de Vinhedo/SP, São José dos Pinhais/PR, São Bernardo do Campo/SP e Osasco/SP. Em fevereiro a Cargolift inaugurará o HUB2 em Curitiba, com 9 mil m² de armazém logístico. 

A busca por inovação também fortalece a Cargolift no ramo de operação logística, que passou a oferecer serviços como armazenagem, além do  crossdocking que já opera desde 1998. A empresa quer chegar até 2024 elevando dos atuais 6% para 20% o faturamento com serviços logísticos e armazenagem. “Estamos renovando e aumentando a nossa frota própria com 40 caminhões, focando em sustentabilidade com os modelos Euro6, GNV e logo mais com caminhões elétricos que esperamos logo serem viáveis economicamente”, conta o CEO, Markenson Marques.

O respeito pelas pessoas é um dos valores do Grupo Cargolift e por esta razão o cuidado com o meio ambiente tem sido um diferencial da empresa, além dos investimentos que o grupo faz no terceiro setor através do Instituto Novas Histórias. Isso tem gerado engajamento da equipe porque os colaboradores percebem que a prática tem alinhamento com a missão. Enxergam que com o trabalho deles, cada um está ajudando a mudar para melhor a vida das pessoas que estão sob vulnerabilidade social, inclusive no sertão nordestino. 

Sendo assim, através da ética e do comprometimento, as expectativas do grupo  seguem altas para o próximo ano. Com todo o investimento que está sendo realizado na gestão tecnológica, na segurança dos funcionários e na preocupação com a sustentabilidade, sem dúvidas os objetivos planejados para 2023 serão alcançados ainda no primeiro semestre do mesmo ano.